Código: | LAS110 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ABEM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Cultura, Línguas e Literaturas | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira |
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Corpo docente: |
Carlos Rozendo Barreto Xavier Nadine da Costa e Silva |
Português
Esta Unidade Curricular tem como objetivo o desenvolvimento de competências sustentadas por três pilares: a Leitura, a Biblioteca e o Museu.
A Animação articula-as transversalmente e concretiza-as em cinco eixos: Ver, Ler, Pensar, Produzir e Animar. O aprofundamento teórico atualizado destas temáticas alimenta as discussões nas aulas e o trabalho dos estudantes.
Com esta UC pretende-se:
1) Dar a conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais, refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção e desenvolver a competência comunicativa oral e escrita;
2) Estimular a produção de textos orais, escritos ou em outros suportes adequados aos diferentes contextos de intervenção.
3) Organizar e planear atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos e produzir materiais que estimulam e potenciam a utilização destes espaços por públicos diferenciados;
4) Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais;
5) Refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC;
6) Intervir, através da apresentação de propostas de atividades originais, na animação dos locais de estágio.
Conceitos fundamentais em Leitura, Museologia e Bibliotecas.
- Literacia(s) e leitura(s).
- Diferentes linguagens e leituras.
- História da leitura, da imprensa, do livro e da censura.
Tipologias de Bibliotecas e Museus
- Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus.
- Animação de Bibliotecas, Museus, Espaços expositivos e museológicos.
Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas e Museus: organização e práticas.
Práticas de Animação da Leitura em diferentes contextos.
Nesta Unidade Curricular, pretende-se que as(os) estudantes sejam capazes de perceber a necessidade de formação e investigação nas áreas da leitura, bibliotecas e museus para poderem intervir, propondo atividades de animação dirigidas a públicos diversificados. Com estes conteúdos também podem refletir sobre as diversas questões que se colocam a programadores culturais e às relações que, numa comunidade, a leitura/a biblioteca e o museu podem estabelecer com os valores culturais, a preservação de uma história ou de um conjunto de informações relevantes para a manutenção da memória cultural da região, através de:
- Leitura/Visionamento, discussão e análise de fontes de tipologias diversas.
- Observação e análise de espaços museológicos e centros de recursos.
- Visitas de estudo com produção de relatórios críticos finais.
- Acompanhamento e orientação de projetos de intervenção.
As sessões compreendem:
1) Leitura, discussão e análise de textos;
2) Observação e análise de espaços museológicos e de leitura;
3) Elaboração de pequenos comentários críticos;
4) Visitas de estudo com produção de dois relatórios críticos finais;
5) Apresentação e discussão de propostas de intervenção.
O trabalho desenvolvido na UC é objeto de:
- Avaliação contínua (assiduidade e intervenção nas aulas, realizando os pequenos trabalhos desenvolvidos em cada bloco);
- Avaliação pontual, sendo obrigatória a produção de uma proposta de intervenção original em contexto de trabalho, sobre bibliotecas ou museus (em grupo, até 3 elementos; a conceção, fundamentação e planificação de uma proposta de intervenção num contexto, que tem de ser apresentada em sessão de aula (Individual).
Ao pretender-se que as(os) estudantes sejam capazes de identificar, compreender, agir e produzir um trabalho original de animação (a ser aplicado numa biblioteca, num museu ou noutro espaço museológico) é necessário ler diversos textos teóricos sobre esses assuntos e visionar outras propostas de dinamização de coleções já existentes. A proposta e produção de atividades para intervenção permite a verificação do desenvolvimento de capacidades que reflitam o contributo teórico e reflexivo da UC na formação dos estudantes.
Avaliação Contínua
- Participação e produtos desenvolvidos nas sessões - 10%
- Visita de estudo 1 (no concelho de Setúbal / inclui relatório) 10%
- Visita de estudo 2 (fora do concelho de Setúbal / inclui relatório) 10%
- Elaboração do Projeto de Animação (em grupo de 3 elementos) – 30%
Avaliação Pontual
- Apresentação oral do Projeto de Animação (Biblioteca da ESE) – 20%
- Portefólio individual de aprendizagens (contempla todos os elementos de avaliação) – 20%
Utilização da Plataforma Moodle para disponibilização de:
- Documentos de consulta;
- Atividades a executar;
- Proposta de trabalho (para incluir nas atividades previstas para sala de aula)
- Submissão de trabalhos;
- Fóruns de discussão.
EXAME:
A avaliação por exame final será feita, como previsto em calendário académico. Porém, até 15 dias antes da realização da mesma, é obrigatória a requisição e realização de uma sessão de tutoria com a equipa docente.
Os trabalhadores-estudantes estão abrangidos pelo ponto 3 do artigo 24º do regulamento de Frequência e Avaliação da ESE/IPS.
- Campos, J. (2015). Animadores Socioculturais e Animação Sociocultural: Desafios e Dilemas Profissionais nas Sociedades Contemporâneas. In J. D. L. Pereira, M. S. Lopes & M. A. Maciel, (coords.). O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projectos de intervenção (pp. 125-132). Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
- Costa, C. (coord). (2010). Animação Sociocultural: profissão e profissionalização dos animadores. Livpsic.
- Escola, J. J. J. (2015). A Ética e Deontologia Profissional na Profissão de Animador Sociocultural. In J. D. L. Pereira, M. S. Lopes & M. A. Maciel, (coords.). O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projectos de intervenção (pp. 141-147). Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
- Feytor-Pinto, P. (2020). Trovoada de ideias: recursos didáticos para Português académico. Lisboa: CIES, APEDI, Fundo Asilo, Integração, Emigração. P. 22-23.
- Figueiredo, C. C. & Cordeiro, S. (2015). Estudantes de Animação Sociocultural: Percursos Traçados Entre a Formação e o Mundo do Trabalho. In J. D. L. Pereira, M. S. Lopes & M. A. Maciel, (coords.). O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projectos de intervenção (pp. 181- 189). Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
- Lopes, M. S. (2015). Breve Apontamento da História do Estatuto de Animador Sociocultural. In J. D. L. Pereira, M. de S. Lopes & M. A. Maciel (coords.). O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projectos de intervenção (pp. 351-358). Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
- Ventosa, V. J. (2015). A Identidade do Animador Sociocultural Face a Profissões Limítrofes. In J. D. L. Pereira, M. de S. Lopes & M. A. Maciel (coords.). O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projectos de intervenção (pp. 251-262). Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
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